ENTREGUE A SACOLA DO PASSADO PRA JESUS 

Então você leva a sacola para o trabalho. Você resolve trabalhar muito para esquecer a sacola.

Você chega mais cedo e fica até mais tarde. As pessoas ficam impressionadas. Mas quando é hora de ir para casa, há a sacola – esperando para ser carregada.

Você leva as pedras (na sacola) para um happy hour. Com um nome como esse, deve trazer alívio. Então você coloca a sacola no chão, senta no banco, e bebe um pouco.

A música fica alta e sua cabeça fica leve. Mas depois é hora de ir embora, mas você olha para baixo e lá está a sacola.

Você começa a fazer terapia. Você se senta no sofá com a sacola a seus pés e derrama todas as suas pedras e dá nome a elas uma a uma. A terapeuta escuta. Ela se identifica. É dado um conselho útil. Mas quando o tempo acaba, você é obrigado a juntar as pedras e levá-las com você.

Você fica tão desesperado que tenta uma reunião no fim-de-semana. Um pouco de emoção. Um abraço arriscado. Uma noite de paixão roubada. E por um momento a carga está mais leve. Mas então o fim-de-semana passa.

O sol de domingo se põe e esperando por você na porta está – você a pega – sua sacola de remorsos e rejeições.

Alguns até levam a sacola para a igreja. Talvez a religião ajudará, nós raciocinamos. Mas ao invés de remover algumas pedras, alguns pastores bem intencionados, mas equivocados, podem aumentar a carga. Os mensageiros de Deus às vezes trazem mais dor do que ajuda. E você pode sair da igreja com umas poucas pedras novas na sua sacola.

O resultado? Uma pessoa percorrendo seu caminho pela vida, pesada por causa do passado. Não sei se você percebeu, mas é difícil ser racional quando você está carregando uma sacola de estopa. É difícil afirmar quando você está faminto por afirmação. É difícil perdoar quando você se sente culpado.

Paulo tinha um comentário interessante sobre o modo como tratamos as pessoas. Ele disse isso a respeito do casamento, mas o princípio aplica-se em qualquer relacionamento. "Quem ama sua mulher, ama a si mesmo" (Efésios 5:28). Há uma ligação entre o modo como você se vê e o modo como você vê os outros. Se você está em paz consigo mesmo – se você se gosta – você se dará bem com os outros.

O oposto também é verdadeiro. Se você não se gosta, se você está envergonhado, desconfortável ou bravo, as outras pessoas vão saber. A parte trágica da história da sacola de estopa é que tendemos a atirar nossas pedras naqueles que amamos.

A menos que o ciclo seja interrompido.

O que nos leva à pergunta, "Como uma pessoa fica aliviada?"

O que, por vez, leva-nos a um dos mais amáveis versículos da Bíblia, "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).

Você sabia que eu iria dizer isso. Posso ver que você está lendo este texto e balançando sua cabeça."Eu tentei isso. Eu li a Bíblia, sentei no banco da igreja – mas nunca recebi alívio".

Se este for o caso, posso fazer uma pergunta intencional, mas delicada? 

Poderia ser que você foi para a religião e não para Deus? Poderia ser que foi a uma igreja, mas nunca viu Cristo?

"Venham a mim," diz o versículo.

É fácil ir ao lugar errado. Eu fui ontem. Eu estava em Portland, Maine, pegando um vôo para Boston. Fui à mesa, entreguei minha mala, peguei meu ticket, e fui para o portão. Passei pela segurança, tomei meu assento, e esperei o vôo ser chamado. Esperei, esperei e esperei – finalmente, fui à mesa para perguntar à atendente e ela olhou para mim e disse, "Você está no portão errado."

Agora, e se eu fizesse beicinho e suspirasse, "Bem, não deve haver um vôo para Boston. Parece que estou preso"?

Você diria para mim, "Você não está preso. Você só está no portão errado. Vá ao portão certo e tente de novo."

Não é que você não tenha tentado – você tem tentado por anos lidar com o seu passado. Álcool. Romances. Vício no trabalho. Religião.

Jesus disse que Ele é a solução para o cansaço da alma.

 

Max Lucado

(extraído site reflexões evangélicas - 22/02/17)

Você é feliz?

 

A felicidade é uma necessidade básica do coração humano e às vezes parece que poucos a encontram.

 

Felicidade é um estado de alma.

Feliz é aquele que tem paz de espírito e um coração confiante. E isto não vem de coisas materiais.

Se encontrarmos o segredo da paz de espírito e de um coração confiante, então encontraremos o segredo da felicidade, mas temos um obstáculo que nos impede de alcançar isto.

 

O obstáculo chama-se PECADO. Quer gostemos quer não, o PECADO é a pedra no nosso caminho. Se não quisermos encarar o pecado, nunca seremos felizes, pois só poderemos escapar do pecado se o encararmos e tomarmos uma atitude.

 

O PECADO enfraquece a nossa força de vontade.

O PECADO obscurece a nossa consciência.

O PECADO nos faz levar uma vida dupla e assim nos tornamos escravos de nós mesmos.

O PECADO corrompe toda nossa personalidade.

 

Geralmente quando falamos em pecado vem em nossa mente: problemas com bebida e com jogo ou vícios em geral, desonestidade, blasfêmia, adultério, homicídio, e assim por diante. É claro que tudo isso é pecado, mas o pecado é mais que isso.

 

Pecado é não alcançarmos o padrão de vida que Deus estabeleceu para o homem.

Pecado é a transgressão da lei de Deus.

Pecado é não fazermos o bem que sabemos que devemos e podemos fazer.

Pecado é qualquer pensamento, ação, ambição ou tipo de vida contrário à Bíblia

 

O pecado é primeiro um pensamento, depois o pensamento se transforma em ação e vira um fato.

 

Pensemos honestamente na nossa vida:

Nossos amigos confiam em nós?

Somos honestos em nossos negócios?

Temos atitudes corretas perante a sociedade? Na escola, no trabalho, no supermercado, etc?

Tratamos bem nossos familiares?

Como anda tudo isso? Podemos dizer realmente que não temos pecado?

 

Talvez seja mais prudente não negarmos o pecado em nós, e nesse ponto é bom lembrar que temos uma solução para o pecador, e a solução é Jesus Cristo.

Ele resolveu o problema do pecado ao morrer na cruz em nosso lugar.

Jesus Cristo é o ÚNICO que pode vencer o pecado humano. Ele pode nos perdoar. Cristo está nos esperando e entrará em nossa vida quando nós o aceitarmos de verdade.

No evangelho de Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”

No evangelho de João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”

Paulo escreve Em II Coríntios 5:17 “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”

 

Devemos nos arrepender dos nossos pecados!

Arrepender-se quer dizer não querer mais o pecado.

E arrependimento não é uma coisa fácil. Contudo, não há felicidade maior do que ser transformado em consequência de um verdadeiro arrependimento! O espírito encontra paz. O coração se enche de alegria e esperança.

Eis a felicidade que tanto almejamos!

 

Folheto evangelístico distribuído pela Cruzada Mundial de Literatura. (Resumido, adaptado e utilizado na E.B.D. em 18/09/16)

O SONHO

Eu sonhei que a Mocidade da nossa querida Igreja recuava ante a peleja sem coragem de avançar

Eu vi o templo vazio! Eu vi o Pastor chorando! Eu vi as mães lamentando! Eu vi o diabo exultar!

Os jovens numa ansiedade de braços com o mundanismo marcharam para o abismo numa ladeira fatal!

Mas eu vi a Igreja orando, levando suas preces aos céus, rogando ao bondoso Deus, para livrá-la do mal!

Vi, na lá no alto do Calvário o Messias, o Redentor falando com terno amor. Ouvi-o dizendo assim:

Óh! Mocidade pugente! Deixe as trevas,venha a luz. Eu por ti morri na cruz, que fazes tu para mim?

Ainda vi o mestre amado com seu desvelo carinho apontando-lhes o caminho, do mais perfeito ideal!

Então vi a mocidade prostrar-se arrependida, chorando a passada da vida, buscando de novo o lar

Vi mais: O Templo repleto. Vi o Pastor exultando! Ouvi os anjos cantando! e vi satanás chorar!

Iracilda Honório

TEXTOS PARA REFLEXÃO

Esperando a Primavera

19/09/2013 15:46
  Leitura Bíblica: Lamentações 3:21-26 Espere no Senhor, Seja forte! Coragem! Espere no Senhor (Sl 27.14)     Talvez uma das estações do ano mais difíceis de enfrentar seja o inverno! Os dias frios, cinzentos e úmidos nos trazem desconforto e, às vezes, até certo mau humor!     Muitas árvores ficam sem folhas nessa estação, parecendo sem vida ou até mortas. Olhamos para elas e pensamos: "Será que ainda darão flores e frutos? Ficaram tão secas e frágeis,...

Há Esperança

19/09/2013 15:45
  "Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar o seu regresso." Lc 15:24     Qualquer dor, ferida ou decepção gerada no relacionamento entre pais e filhos, não é capaz de suprimir ou extinguir a esperança. Assim como o amor de pai e mãe não mudam, nem dependem das atitudes dos filhos, a esperança é viva e permanente. Amamos os nossos filhos e ponto final.     Por isso, pai e mãe, há esperança! Não temos todo o...

Melhor?

19/09/2013 15:44
  Leitura Bíblica: Mateus 19:16-22  Você é bom? Talvez não, mas quem sabe melhor do que já foi antes. Que bom! Ou não?     Quase todos acham que melhorar é bom, e muitos tentam ser "o melhor" onde estão. Já dizer "Eu sou bom!" soa falso. O fato é que no fundo sabemos que não é assim. Contudo, seria tão bom se todos fossem bons, completamente. Como parece impossível, tenta-se ao menos melhorar, chegar perto, mas sempre falta um pouco.     No texto...

Luz

19/09/2013 15:43
    Leitura Bíblica: Salmo 18: 20-30     O salmo 18 é um cântico de gratidão a Deus e de vitória. Nele Davi mostra que confiou em Deus e Ele o livrou de seus inimigos. Do texto: "Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas" (Sl 18-28), quero enfatizar a segunda parte: Deus transforma as trevas em luz.     A regra na natureza é que as trevas desaparecem quando a luz chega. A noite vai embora quando o sol começa...

Quando laços se desfazem

17/09/2013 12:49
  Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. (Sl 119-116)        Temos momentos nos quais o chão nos foge aos pés. Todos eles têm alguma ligação com relacionamentos. Há uma situação em especial que nos tira o "eixo": quando alguém em quem confiamos muito, alguém da própria família, decide afastar-se e quebra um relacionamento de anos. Muitas são as razões e situações que provocam algo desse tipo....

O Doador da Alegria

11/09/2013 15:32
    A alegria é um presente de Deus para todos nós. Ele é o Senhor de toda alegria verdadeira. Está aí uma atitude realmente nobre: repartir a alegria. É o que aprendemos da parte de Deus. Ele poderia guardar para si todo o prazer e júbilo, mas em Sua grande generosidade, decidiu compartilhar a alegria conosco. O que é, realmente, este tão poderoso ingrediente da vida? Para muitas pessoas, a alegria é apenas um sentimento, condicionado às circunstâncias presentes e ao bem estar. Mas...

O Tempo de Espera

11/09/2013 15:31
  “Guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Salmos 25.5 Dificilmente gostamos de esperar. No contexto de mundo globalizado e tecnológico em que vivemos, com apenas um toque somos invadidos por um número cada vez maior de possibilidades. Acostumados com tanta rapidez, vamos desaprendendo a esperar. Todos nós em algum momento já esperamos por alguma coisa. Quando crianças, a expectativa “daquele brinquedo”; já...

CRER PARA VER

05/06/2013 14:16
    Leitura Bíblica: João 20: 24-29 Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram (Jo 20-29)   É muito fácil acreditar em algo que estou vendo. Por exemplo: sei que tenho uma casa, então acredito que não vou dormir ao ar livre. Eu poderia citar muitos outros exemplos para mostrar a facilidade que é depositar a minha confiaça em algo palpável. Há um relato bíblico que conta a história de um homem muito pé no chão, extremamente calculista e incrédulo. O...

ÓCULOS

15/05/2013 14:15
  Leitura Bíblica: Efésios 5:15-16       Insensato é quem não tem sensatez....Mas, e sensatez? A medida da sensatez varia conforme diversas coisas, uma delas é a chamada cosmovisão, ou seja, os óculos por meio dos quais se olha para a vida. Se os meus óculos fossem do tipo "quero muito ser rico", seria insensato perder qualquer oportunidade de ganhar mais, mesmo abrindo mão do descanso. Já se eu fosse alguém que prioriza boa vida e saúde, seria insensato se aceitasse a...

ORAÇÃO DO VELHO

12/04/2013 14:14
              Nesta época em que muitos espíritos alertas vêm a público em defesa do velho, uma leitora admirável pela inteligência, pelo valor pessoal, pela acuidade e poder de observação, enviou-me de algum lugar de Minas esta “Oração” que ela encontrou em revista médica do marido e que traduziu e fez imprimir.             “Senhor, sabes que estou envelhecendo. Resguarda-me da...

DEUS ESTÁ PROCURANDO MÃES QUE ENCONTREM TEMPO PARA ORAR PELOS SEUS FILHOS

10/04/2013 14:09
        A pressa é o sinal distintivo da nossa geração. Vivemos sob a pressão do urgente. Não temos mais tempo. Corremos o dia todo. Acordamos cedo e vamos dormir tarde. Vivemos sob o peso do estresse, da agenda congestionada. Os pais não têm tempo para os filhos. O trabalho está ocupando todo o tempo da família. O dinheiro passou a ser mais importante do que os relacionamentos. O lar se transformou num albergue, onde as pessoas só se encontram para dormir. Os...

AMOR

20/03/2013 10:47
    Leitura Bíblica: 1 João 3: 21- 24       Jesus ensinou que a sua presença neste mundo era a expressão do amor de Deus. Tudo o que ele realizou foi o resultado do amor que tinha por todos nós. A multidão que sempre o acompanhava deveria também amar como ele amou. Os dois ensinos caminham juntos, amar a Deus e uns aos outros. Este era o seu mandamento. Fé cristã, portanto, está ligada ao amor que temos por Deus e pelos irmãos. É exatamente isso que ele...

TESOUROS NO CÉU

20/03/2013 10:44
           Leitura Bíblica: Mateus 6:19-21     Dizem que Alexandre o Grande teria expressado assim seus três últimos desejos antes de morrer: 1. Que seu caixão fosse tranportado pelos melhores médicos da época; 2. Que seus tesouros conquistados (prata, ouro e pedras preciosas) fossem espalhados no caminho até seu túmulo; 3. Que suas mãos fossem deixadas fora do caixão, à vista de todos.     Um dos seus generais, admirado com...

GRAÇAS

17/02/2013 10:30
  Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29:10-16     Agradecer verbalmente é a maneira mais simples de demonstrar a nossa gratidão quando ganhamos algo de alguém. Ao mesmo tempo, parece ser tão difícil em alguns casos, talvez porque reconhecemos com isso que sozinhos nem sempre damos conta do serviço. Quando agradecemos, reconhecemos uma ajuda e com isso quebramos o nosso orgulho em depender apenas de nós mesmos. Ser grato significa reconhecer algo que alguém fez por nós.  ...

SONDA-ME SENHOR

04/02/2013 11:18
  Leitura Bíblica: SALMO 139:23-24      "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela"(Jo 8.7b). Foi isso que os acusadores de uma mulher adúltera ouviram quando questionaram Jesus, e ninguém insistiu em apredejá-la. Se eu estivesse no lugar deles também não poderia fazê-lo, pois ao olhar para minha vida enxergo alguém que constantemente desobedece ao Senhor. Mesmo vivendo com Cristo, contra minha própria vontade ainda faço coisas que desagradam...

ANDAR DIFERENTE

28/01/2013 15:48
  Leitura Bíblica: Efésios 5:1-15     Como posso andar de modo diferente? Paulo nos mostra em Efésios um modelo de procedimento, o modelo de Cristo. Em nossos dias, as pessoas seguem a moda, procuram usar a roupa que os modelos usam, copiam o jeito das novelas...O modelo apresentado na Bíblia destina-se a mostrar ao mundo uma forma diferente de viver, que vai além das vestimentas e do que os outros enxergam em mim exteriormente. Andando como Jesus, mostro ao mundo que pertenço a...

DISCÓRDIA NA FAMÍLIA

21/01/2013 21:44
  Leitura Bíblica: Provérbios 6:12-19       Um estudo feito em 2009 comprovou que homens e mulheres pecam de maneira diferente. Constatou-se que o principal pecado dos homens é a luxúria, seguido da gula, preguiça, ira, orgulho, inveja e avareza. Das mulheres, a lista de pecados por ordem de frequência é orgulho, inveja, ira, luxúria, gula, avareza e preguiça. Esses sete pecados foram formulados por Gregório, o Grande, nos anos 600 d.C. Porém, é errado dizer...

O PULSAR DO CORAÇÃO

16/01/2013 11:43
Leitura Bíblica: Lucas 15:11-31       Se pudéssemos escutar as batidas do coração de Deus, o que ouviríamos? Ho-mem, ho-mem, ho-mem...Essa realidade maravilha anjos e mortais. O salmista pergunta, "...que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?" (Salmo 8:4). E anjos observaram em santa admiração o desenrolar do plano da redenção para a humanidade (1 Pedro 1:12).     O amor de Deus pelas...

QUEM SOU EU

16/01/2013 11:29
(Leitura Bíblica: Êxodo 4:8-17)         Mencione o nome de Moisés, e as pessoas pensarão em liderança, força e nos Dez Mandamentos. Elas tendem a se esqeucer do assassinato. Perdem de vista seus 40 anos como fugitivo. Deixam de lado seu problema com a ira e sua intensa relutância em dizer sim a Deus.     Moisés fugiu para o deserto por ter matado um homem que perseguia um hebreu como ele. Deve ter gostado de sua vida tranquila no...

NOSSA FÉ

10/01/2013 14:44
  (Leitura Bíblica: Gênesis 50:15-21)               Estamos rodeados de coisas que desafiam a nossa fé. O mesmo aconteceu com os servos de Deus do passado. Numa sociedade corrupta, eles depositaram pela fé toda a sua confiança no Senhor. Abel ofereceu sacrifício superior ao do irmão, Enoque andou com Deus, Noé foi obediente, Abrão partiu sem saber para onde ia, Sara era estéril e teve um filho, Isaque e Jacó abençoaram seus descendentes (Hb 11)....
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>