ENTREGUE A SACOLA DO PASSADO PRA JESUS 

Então você leva a sacola para o trabalho. Você resolve trabalhar muito para esquecer a sacola.

Você chega mais cedo e fica até mais tarde. As pessoas ficam impressionadas. Mas quando é hora de ir para casa, há a sacola – esperando para ser carregada.

Você leva as pedras (na sacola) para um happy hour. Com um nome como esse, deve trazer alívio. Então você coloca a sacola no chão, senta no banco, e bebe um pouco.

A música fica alta e sua cabeça fica leve. Mas depois é hora de ir embora, mas você olha para baixo e lá está a sacola.

Você começa a fazer terapia. Você se senta no sofá com a sacola a seus pés e derrama todas as suas pedras e dá nome a elas uma a uma. A terapeuta escuta. Ela se identifica. É dado um conselho útil. Mas quando o tempo acaba, você é obrigado a juntar as pedras e levá-las com você.

Você fica tão desesperado que tenta uma reunião no fim-de-semana. Um pouco de emoção. Um abraço arriscado. Uma noite de paixão roubada. E por um momento a carga está mais leve. Mas então o fim-de-semana passa.

O sol de domingo se põe e esperando por você na porta está – você a pega – sua sacola de remorsos e rejeições.

Alguns até levam a sacola para a igreja. Talvez a religião ajudará, nós raciocinamos. Mas ao invés de remover algumas pedras, alguns pastores bem intencionados, mas equivocados, podem aumentar a carga. Os mensageiros de Deus às vezes trazem mais dor do que ajuda. E você pode sair da igreja com umas poucas pedras novas na sua sacola.

O resultado? Uma pessoa percorrendo seu caminho pela vida, pesada por causa do passado. Não sei se você percebeu, mas é difícil ser racional quando você está carregando uma sacola de estopa. É difícil afirmar quando você está faminto por afirmação. É difícil perdoar quando você se sente culpado.

Paulo tinha um comentário interessante sobre o modo como tratamos as pessoas. Ele disse isso a respeito do casamento, mas o princípio aplica-se em qualquer relacionamento. "Quem ama sua mulher, ama a si mesmo" (Efésios 5:28). Há uma ligação entre o modo como você se vê e o modo como você vê os outros. Se você está em paz consigo mesmo – se você se gosta – você se dará bem com os outros.

O oposto também é verdadeiro. Se você não se gosta, se você está envergonhado, desconfortável ou bravo, as outras pessoas vão saber. A parte trágica da história da sacola de estopa é que tendemos a atirar nossas pedras naqueles que amamos.

A menos que o ciclo seja interrompido.

O que nos leva à pergunta, "Como uma pessoa fica aliviada?"

O que, por vez, leva-nos a um dos mais amáveis versículos da Bíblia, "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).

Você sabia que eu iria dizer isso. Posso ver que você está lendo este texto e balançando sua cabeça."Eu tentei isso. Eu li a Bíblia, sentei no banco da igreja – mas nunca recebi alívio".

Se este for o caso, posso fazer uma pergunta intencional, mas delicada? 

Poderia ser que você foi para a religião e não para Deus? Poderia ser que foi a uma igreja, mas nunca viu Cristo?

"Venham a mim," diz o versículo.

É fácil ir ao lugar errado. Eu fui ontem. Eu estava em Portland, Maine, pegando um vôo para Boston. Fui à mesa, entreguei minha mala, peguei meu ticket, e fui para o portão. Passei pela segurança, tomei meu assento, e esperei o vôo ser chamado. Esperei, esperei e esperei – finalmente, fui à mesa para perguntar à atendente e ela olhou para mim e disse, "Você está no portão errado."

Agora, e se eu fizesse beicinho e suspirasse, "Bem, não deve haver um vôo para Boston. Parece que estou preso"?

Você diria para mim, "Você não está preso. Você só está no portão errado. Vá ao portão certo e tente de novo."

Não é que você não tenha tentado – você tem tentado por anos lidar com o seu passado. Álcool. Romances. Vício no trabalho. Religião.

Jesus disse que Ele é a solução para o cansaço da alma.

 

Max Lucado

(extraído site reflexões evangélicas - 22/02/17)

Você é feliz?

 

A felicidade é uma necessidade básica do coração humano e às vezes parece que poucos a encontram.

 

Felicidade é um estado de alma.

Feliz é aquele que tem paz de espírito e um coração confiante. E isto não vem de coisas materiais.

Se encontrarmos o segredo da paz de espírito e de um coração confiante, então encontraremos o segredo da felicidade, mas temos um obstáculo que nos impede de alcançar isto.

 

O obstáculo chama-se PECADO. Quer gostemos quer não, o PECADO é a pedra no nosso caminho. Se não quisermos encarar o pecado, nunca seremos felizes, pois só poderemos escapar do pecado se o encararmos e tomarmos uma atitude.

 

O PECADO enfraquece a nossa força de vontade.

O PECADO obscurece a nossa consciência.

O PECADO nos faz levar uma vida dupla e assim nos tornamos escravos de nós mesmos.

O PECADO corrompe toda nossa personalidade.

 

Geralmente quando falamos em pecado vem em nossa mente: problemas com bebida e com jogo ou vícios em geral, desonestidade, blasfêmia, adultério, homicídio, e assim por diante. É claro que tudo isso é pecado, mas o pecado é mais que isso.

 

Pecado é não alcançarmos o padrão de vida que Deus estabeleceu para o homem.

Pecado é a transgressão da lei de Deus.

Pecado é não fazermos o bem que sabemos que devemos e podemos fazer.

Pecado é qualquer pensamento, ação, ambição ou tipo de vida contrário à Bíblia

 

O pecado é primeiro um pensamento, depois o pensamento se transforma em ação e vira um fato.

 

Pensemos honestamente na nossa vida:

Nossos amigos confiam em nós?

Somos honestos em nossos negócios?

Temos atitudes corretas perante a sociedade? Na escola, no trabalho, no supermercado, etc?

Tratamos bem nossos familiares?

Como anda tudo isso? Podemos dizer realmente que não temos pecado?

 

Talvez seja mais prudente não negarmos o pecado em nós, e nesse ponto é bom lembrar que temos uma solução para o pecador, e a solução é Jesus Cristo.

Ele resolveu o problema do pecado ao morrer na cruz em nosso lugar.

Jesus Cristo é o ÚNICO que pode vencer o pecado humano. Ele pode nos perdoar. Cristo está nos esperando e entrará em nossa vida quando nós o aceitarmos de verdade.

No evangelho de Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”

No evangelho de João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”

Paulo escreve Em II Coríntios 5:17 “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”

 

Devemos nos arrepender dos nossos pecados!

Arrepender-se quer dizer não querer mais o pecado.

E arrependimento não é uma coisa fácil. Contudo, não há felicidade maior do que ser transformado em consequência de um verdadeiro arrependimento! O espírito encontra paz. O coração se enche de alegria e esperança.

Eis a felicidade que tanto almejamos!

 

Folheto evangelístico distribuído pela Cruzada Mundial de Literatura. (Resumido, adaptado e utilizado na E.B.D. em 18/09/16)

O SONHO

Eu sonhei que a Mocidade da nossa querida Igreja recuava ante a peleja sem coragem de avançar

Eu vi o templo vazio! Eu vi o Pastor chorando! Eu vi as mães lamentando! Eu vi o diabo exultar!

Os jovens numa ansiedade de braços com o mundanismo marcharam para o abismo numa ladeira fatal!

Mas eu vi a Igreja orando, levando suas preces aos céus, rogando ao bondoso Deus, para livrá-la do mal!

Vi, na lá no alto do Calvário o Messias, o Redentor falando com terno amor. Ouvi-o dizendo assim:

Óh! Mocidade pugente! Deixe as trevas,venha a luz. Eu por ti morri na cruz, que fazes tu para mim?

Ainda vi o mestre amado com seu desvelo carinho apontando-lhes o caminho, do mais perfeito ideal!

Então vi a mocidade prostrar-se arrependida, chorando a passada da vida, buscando de novo o lar

Vi mais: O Templo repleto. Vi o Pastor exultando! Ouvi os anjos cantando! e vi satanás chorar!

Iracilda Honório

TEXTOS PARA REFLEXÃO

AME

10/01/2013 14:09
  Leitura Bíblica: Oseias 3:1-5       Como é fácil amar aqueles que nos tratam bem e demonstram gostar de nós. Ao mesmo tempo, como é difícil ter bons sentimentos por quem nos ignora, maltrata, ofende, busca sempre nos prejudicar....às vezes até nosso cônjuge parece nosso inimigo. Como amar aqueles que não merecem nosso amor?     Oseias recebeu uma ordem de Deus bem difícil de cumprir. Deveria voltar a viver com sua esposa e amá-la. Mas ela era adúltera!...

NATAL

29/12/2012 16:05
         Há quem diga que o natal não é uma data, mas sim um estado de mente. Muitos nessa data ficam com seus corações sensíveis, são mais amáveis, dão presentes, fazem festas, reúnem a família, etc. A data natalina realmente provoca todo esse comportamento.     O problema não está nesse comportamento, mas naquelas atitudes que acompanham a pessoa durante o ano todo. Esse logo ao amanhecer, ou seja, quando termina a noite natalina volta a ser carrancudo,...

ATRASADO

29/12/2012 15:35
  Leitura Bíblica: João 11:17-46       É bem provável que você já se tenha atrasado para algum compromisso, o que costuma ser desagradável. Além de ser deselegante, chegar atrasado é frustrante para quem está aguardando. O texto de hoje mostra claramente que Jesus chegou atrasado, e bem atrasado, pelo menos do ponto de vista das pessoas que o aguardavam. Lázaro, o amigo de Jesus, havia falecido. Entretanto, Jesus fora avisado sobre a grave enfermidade de seu amigo...

ADVENTO

26/12/2012 09:28
      O ano litúrgico começa com o período do Advento, no quarto domingo que antecede o Natal. A palavra "advento" vem do latim "Adventus Redemptoris", ou "a vinda do Redentor". Faz parte do ano litúrgico desde o século VI. Mais do que um período preparativo para festejar o Natal, o Advento nos alerta para a necessidade de nos prepararmos diante do evento final da história: o Segundo Advento de Cristo.     A criança de Belém é o Senhor e Juiz das nações, que virá em...

A EMBALAGEM DE DEUS

23/12/2012 12:56
   Um jovem estava para se formar e há muitos meses ele vinha admirando um lindo carro esporte. Sabendo que seu pai podia muito bem arcar com aquela despesa, ele disse ao pai que o carro era tudo o que ele desejava.     Como o dia da formatura estava próximo, o jovem esperava sinais de que seu pai tivesse comprado o carro. Finalmente, na manhã da formatura, o pai o chamou e disse quão orgulhoso se sentia por ter um filho tão bom e disse a ele o quanto o amava....

OUÇA O SENHOR

09/12/2012 12:34
  Leitura Bíblica: Amós 1:1-2   Amós era um agricultor que criava ovelhas e colhia figos. Certo dia, enquanto trabalhava, ouviu a voz do Senhor que o chamava. Como um bom amigo com quem conversamos, Deus também fala conosco. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus, ele fala de diversas formas, por meio de sua Palavra revelada, a Bíblia e nas situações do dia a dia; às vezes nos aconselha usando uma pessoa, e demonstra o amor e o cuidado que tem por nós por meio de sua criação. Podemos...

A ESCOLHA É SUA

29/11/2012 11:29
  “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 7:6)     Livre arbítrio quer dizer livre escolha, livre opção. Em todas as situações da vida, sempre temos duas ou mais possibilidades para escolher. E a cada momento a vida nos exige decisão. Sempre temos que optar entre uma ou outra atitude. Desde que abrimos os olhos, pela manhã, estamos optando entre uma atitude ou outra. Ao ouvir o despertador podemos escolher...

ESPERANÇA

27/11/2012 14:05
Leitura bíblica: Romanos 5:1-5   Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor (Jr 17.7)       Dizem que a esperança é a última que morre! Mas se realmente a nossa esperança morrer, o que nos resta? Segundo o que a Bíblia nos mostra, a esperança não morre jamais. O texto de hoje nos ensina que por meio da fé em Jesus Cristo temos paz com Deus. Talvez você esteja procurando paz na sua vida. Quem sabe no seu trabalho, dentro de sua casa com a sua...

A Reforma Protestante

24/11/2012 19:05
  O legado da tradição reformada. A Reforma Protestante deixou um grande legado às gerações seguintes. O sistema representativo de governo eclesiástico, ou seja, o modelo presbiteriano implantado por João Calvino para administrar a igreja foi o mesmo adotado por países que aboliram regimes imperialistas e autocráticos. Outros benefícios foram conquistados: aboliram-se as missas realizadas em latim, surgindo uma nova liturgia baseada exclusivamente nas Escrituras, cujo culto...

TENTAÇÃO

20/11/2012 17:08
  Leitura Bíblica: Lucas 22: 39-46   Chegando ao lugar, Jesus lhes disse: “orem para que vocês não caiam em tentação” (Lc 22.40)       Deus conhece a mim e a você muito bem. Na verdade, ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Quantas vezes declaramos que vamos fazer alguma coisa, ou que vamos deixar algo que fazemos, mas no fim das contas não conseguimos. Deus conhece os nossos limites. Ele sabe até onde conseguimos chegar.     Jesus...

SER NOVO

12/11/2012 08:31
  Leitura Bíblica: João 1:1-13       Temos a promessa de renovação da vida quando a entregamos a Jesus, recebendo-o como Filho de Deus que veio a nós justamente com esse propósito. Passamos com isso a ter o direito de ser chamados filhos de Deus. O abandono dos interesses antigos em troca desta boa oferta chamada de Evangelho será então um resultado normal e espontâneo. Apegamo-nos a novos valores,  melhores que os da vida "de pecado", distante de Deus: "Se alguém está...

NINGUÉM FALOU ASSIM

02/11/2012 10:03
    Lemos no Evangelho de Jo 7:37-53 o episódio quando as autoridades judaicas mandaram soldados para prenderem Jesus quando Ele estava ensinando o povo.     Pois bem, essas autoridades que enviaram soldados para tal missão, aguardavam o retorno deles com o "criminoso" preso. Mas, para surpresa deles, os guardas voltaram  sem Jesus, com a missão  por cumprir. Questionados, a única coisa que puderam responder foi: - "Nunca homem algum falou como este homem!"  ...

O Mendigo

01/11/2012 17:08
    O homem cheirava mal. Creio que não se lembrava do último banho que havia tomado. Cabela emaranhado e sujo, a roupa ensebada grudando no corpo, o aspecto era terrível; todo mundo se afastava daquele mendigo. Era "caso de polícia". Creio que por isso, aquele meu amigo que é da polícia federal e temente a Deus, e de um grande coração, deu atenção ao coitado que, aproximando-se, pediu um prato de comida. Eles estavam próximo ao restaurante do posto de gasolina onde o irmão, na...

O NOVO E VIVO CAMINHO

28/10/2012 13:00
Leitura Bíblica: João 14:1-6       Ouvindo falar do céu, não há ninguém que não deseje chegar lá um dia. Muitas vezes, em discussões religiosas, ouvimos a seguinte declaração: "Estamos em caminhos diferentes, mas um dia chegaremos ao mesmo destino". Será que é isso mesmo que a Bíblia diz?     Certa vez, um cristão tentou explicar o caminho para a vida eterna a um viajante, mas este retrucou, dizendo: "Não vejo as coisas como o Senhor, não creio como o Senhor". Então, o...

PERDOE AS OFENSAS

22/10/2012 19:15
Leitura Bíblica: 1 Pedro 2:12-25       Se alguém disser que você é inútil, não presta para nada, é fraco e não tem capacidade para uma tarefa, ou qualquer outra expressão ofensiva, o que fazer? Nossa tendência humana é olhar para o outro e retribuir as ofensas com palavras degradantes que o descrevam, ou ao menos expressem nossa raiva, e guardar no coração o que foi dito. Uma ofensa aqui, outra ali, e logo temos acumulada tanta amargura que não conseguimos mais nos...

TENHA BOM ÂNIMO

17/10/2012 14:49
Leitura Bíblica: Atos 23: 9-11     Pode haver algo mais confortador do que a presença do Senhor em nossa vida? E, principalmente, quando tudo ao redor é tormenta, desordem e violência? Foi esta a situação em que Paulo se encontrava. Tudo era sombrio. Mas "na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: 'Coragem!'" Pode até ser que o apóstolo sofresse um sentimento de abandono. Aparentemente, suas súplicas não passavam do teto. O Senhor, entretanto, sabia onde ele...

DEUS É AMOR

10/10/2012 01:00
  Leitura Bíblica: 1 João 4:13-21 Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (João 13.1b)     Quem não deseja ser amado incondicionalmente, sem que os defeitos sejam levados em conta? Quem não espera por um amor que preencha o vazio da alma e cumpra a promessa de ser eterno? Um amor tranquilo, que anima e revigora? Alguém que ame até as últimas consequências? Esse é o anseio de todos nós. É como se algo em nosso interior clamasse por esse tipo de amor e...

IRREPREENSÍVEIS

04/10/2012 22:56
  ...para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis (Fp 2.15a) "Vida irrepreensível" significa viver de modo a não dar motivo de repreensão, ou seja: uma vida totalmente isenta de culpa. É possível alguém viver assim? A Bíblia diz acerca de Daniel na corte da Babilônia: "Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente". Finalmente...disseram: 'Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei...

ATOS 26:16

29/09/2012 13:12
"Mas levanta-te e firma-te sobre os teus pés..." Atos 26:16   Assim disse o Senhor para Saulo na estrada de Damasco (Síria). Assim também o Senhor tem dito a Sua Igreja hoje. Queridos irmãos, vamos realmente fazer a obra de Deus que é o seu reino. O mundo está cada vez pior, o pecado tem se multiplicado e o diabo tem feito muitos prisioneiros. O papel da igreja é combater o maligno e sua obra, e para isso é necessário pregar as boas novas do evangelho do Senhor. A igreja precisa acordar...

A PORTA DO CÉU ESTÁ FECHADA

25/09/2012 21:00
  Que grande transtorno são as portas fechadas! Nada mais desagrádavel que encontrar uma porta fechada quando precisávamos que estivesse aberta. Quando estudante, havia um porteiro no meu colégio, super exigente. Um minuto após o sinal, ele fechava os portões, e não havia argumento que o convencesse a deixar qualquer aluno entrar; nada era suficiente para amolecer o seu coração. Não tinha choro e nem velas. Ao avistar, de longe, os portões fechados, a gente podia voltar pra casa porque não...
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>