A PORTA DO CÉU ESTÁ FECHADA

25/09/2012 21:00

 

Que grande transtorno são as portas fechadas! Nada mais desagrádavel que encontrar uma porta fechada quando precisávamos que estivesse aberta.

Quando estudante, havia um porteiro no meu colégio, super exigente. Um minuto após o sinal, ele fechava os portões, e não havia argumento que o convencesse a deixar qualquer aluno entrar; nada era suficiente para amolecer o seu coração. Não tinha choro e nem velas. Ao avistar, de longe, os portões fechados, a gente podia voltar pra casa porque não assistiria aula de forma alguma.

Mas, apesar de intransigente, e duro com os estudantes muitas vezes, ele era estimado por nós. Ele é falecido hoje, e, espero que tenha chegado no céu na hora certa, pois do contrário, deve estar do lado de fora.

Mas, brincadeiras à parte, que tristeza quando o chefe da família busca um emprego, procura solução para os problemas da vida, tenta sair de alguma dificuldade e encontra todas as portas fechadas.

Como sofremos com as portas fechadas na nossa vida! Precisamos de portas abertas para entrarmos e para sairmos também.

Quando adolescente, conversando com um amigo, ele me contou como quase morrera de frio numa noite gelada, dormindo ao relento.

Quando lhe perguntei o motivo pelo qual havia dormido fora de casa ele disse que, morando com a sua avó, muito rígida e de temperamento forte, era avisado sempre, que a partir das onze da noite, a casa estaria fechada; quem chegasse depois desse horário, não entraria mais. No entanto, ele disse que em certa ocasião se descuidou e chegou em casa por volta da meia noite... e a velha havia cumprido o prometido: A casa estava fechada. Por mais que insistisse, batesse, chamasse, não houve jeito: ficou pelo lado de fora, junto com o cachorro da família sua companhia naquela noite.

Muitos acontecimentos tristes envolvendo portas fechadas, são por neglicência como o caso daquelas crianças de uma escola que morreram carbonizadas, sem poderem fugir das chamas pelo fato das portas estarem trancadas. Não dá para avaliar o desespero e o sofrimento daqueles inocentes. Em outros casos, portas fechadas é ato criminoso como aconteceu naquele Supermercado Paraguaio, também invadido por chamas, cujo proprietário deu ordem para que se fechassem as portas para que os clientes não saíssem sem pagar, segundo foi apurado. Imperdoável!

No entanto, por maior que seja o transtorno, por maiores que possam ser os problemas, por mais triste que seja o fato de termos portas fechadas, materialmente falando, nada pode ser comparado com a tragédia da porta da graça estar fechada; de estarem cerradas as portas do céu, a porta da salvação para o homem, no Dia do Juízo final.

O Senhor Jesus, em Sua Palavra, alerta severamente sobre esse perigo, e a urgência do homem entrar pelas portas do Paraíso eterno enquanto há tempo.

Um dia, esta Porta se fechará; um dia, toda a oportunidade cessará e esse Dia se aproxima rapidamente: "Eis agora o tempo sobremodo opotuno, eis agora o dia da salvação" 2Co 6:2. Atente para a letra bonita desse hino: "É franca a porta divinal, aberta a todo o mundo. Por ela o pecador mortal, avista amor profundo. Oh, graça imensa! Pois assim, a porta aberta fica a mim!".

Em Lucas 13:24 Jesus diz: "Esforçai por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão".

Com certeza, muitos não poderão entrar naquele Dia porque foram negligentes quanto ao tempo da graça e a porta, que é Jesus, se fechou.

Desastre irreparável será para o homem, descobrir que a porta do céu está fechada.

O tempo é hoje! O amanhã pode não chegar!

 

Texto extraído do livro Moral da História de Luciano Breder

(23/09/2012)