CRER PARA VER

05/06/2013 14:16

 

 

Leitura Bíblica: João 20: 24-29

Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram (Jo 20-29)

 

É muito fácil acreditar em algo que estou vendo. Por exemplo: sei que tenho uma casa, então acredito que não vou dormir ao ar livre. Eu poderia citar muitos outros exemplos para mostrar a facilidade que é depositar a minha confiaça em algo palpável.

Há um relato bíblico que conta a história de um homem muito pé no chão, extremamente calculista e incrédulo. O que seria uma pessoa incrédula? É aquela que não crê, que duvida, que sempre desconfia de tudo. O personagem bíblico incrédulo chamava-se Tomé. Quando Jesus apareceu ressurreto para os seus discípulos, ele não estava presente, portanto não acreditou que aquilo fosse verdade. Você leu como Tomé reagiu: com um desafio, primeiro queria ver e apalpar a realidade, para depois aceitá-la. Ele fez escola: o conceito de "ver para crer" é dele, e muita gente espalhada ao redor do mundo prega esta infeliz idéia.

Nesse texto bíblico que lemos hoje (João 20: 24-29), Jesus aparece aos seus discípulos novamente oito dias depois daquela primeira ocasião após a ressurreição, e desta vez Tomé estava presente. Jesus aceitou o desafio que Tomé havia lançado antes e convida-o a apalpar as cicatrizes da sua crucificação. A reação de Tomé foi surpreendente: "Disse-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" Jesus então ensina a ele a grande verdade expressa no versículo em destaque.

A proposta de Jesus para os seus discípulos inverte a nossa lógica: é necessário crer para ver. Em João 11:40, Jesus diz a Marta, após ressuscitar seu irmão, cuja morte a deixara aflita e queixosa: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?"

Então, mesmo que não estejamos enxergando nenhuma luz diante de nós, é necessário crer. Quem crê vê. É preciso crer que a solução está em Jesus Cristo. Creia e verá, creia e seja feliz, creia e você verá a glória de Deus.

Inverta sua expectativa: creia em Jesus e veja!

 

Texto extraído do livro Pão Diário nº 15