Mestre

23/09/2012 00:00

 

Leitura Bíblica: Isaías 48:16-18

    Ser mestre de uma profissão é uma posição de honra e responsabilidade. Versado no seu ramo, é capacitado para ensinar. Porém, por melhor que seja o seu conhecimento e capacidade, tudo dependerá da disposição do aluno. O trecho que você leu refere-se à oposição do povo de Israel contra o conselho do Senhor Deus. Queriam continuar no seu próprio caminho de idolatria e compromisso com os inimigos de Deus. Se atendessem ao profeta, receberiam do Senhor a melhor direção possível; poderiam andar no caminho certo indicado por Ele (Isaías 48:17). Mas escolheram contra a mensagem de Deus e foram levados ao cativeiro. Você já viu um cristão errar na vida porque não se orientou pela Bíblia? Vindo o sofrimento como resultado do seu passo, viveu momentos lamentando: Ah, se eu tivesse obedecido! A pergunta do versículo em destaque assinala que Deus é realmente mestre sem comparação, visto que é onisciente. Não adianta alguém admitir que Deus é todo-sabedor, mas não lhe entregar o controle da sua vida, jamais encontrará o melhor caminho.

    Feliz é quem recebe a sabedoria divina: "Meu conselho é sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder" (Pv 8:14). Certo cristão confessou: "O problema é que cada vez que peço a direção de Deus, a resposta é sempre contra minha vontade." Seu problema era o velho egoísmo. Quando Jesus, reconhecido como mestre pelos seus discípulos, lavou-lhes os pés, aconselhou-os a seguirem seu exemplo. Servindo diariamente uns aos outros com humildade cumpririam o que o exemplo da lavagem dos pés significava (Jo 13:14).

    Resumindo: precisamos buscar e seguir instrução de Deus para administrar corretamente a nossa vida e sermos bem sucedidos, e a instrução básica e geral para todos nós é termos disposição de servir a Deus e ao próximo.

 

Texto extraído do Pão Diário (21/09/2012)