NOSSA FÉ

10/01/2013 14:44

 

(Leitura Bíblica: Gênesis 50:15-21)

  

          Estamos rodeados de coisas que desafiam a nossa fé. O mesmo aconteceu com os servos de Deus do passado. Numa sociedade corrupta, eles depositaram pela fé toda a sua confiança no Senhor. Abel ofereceu sacrifício superior ao do irmão, Enoque andou com Deus, Noé foi obediente, Abrão partiu sem saber para onde ia, Sara era estéril e teve um filho, Isaque e Jacó abençoaram seus descendentes (Hb 11). Pela fé, José disse que tudo o que lhe aconteceu tinha um propósito: "Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem" (v 20a). Todos esses viveram pela fé, crendo em Deus, mas não viram o cumprimento da promessa divina.

    Os cristãos são privilegiados em viver com base na promessa feita no passado. Ela foi realizada na vinda de Jesus ao mundo, Deus visitou seu povo e ofereceu vida eterna. A fé cristã está firmada nessa realização feita por Deus em Jesus. Hoje também precisamos ter fé para enfrentar os desafios diários e as armadilhas de Satanás. Com tantos problemas no mundo, alguns questionam se Deus está realmente vendo tudo o que está acontecendo. Outros perguntam: Por que ele não fala? Tenho a impressão de que os heróis da fé citados na Bíblia também fizeram as mesmas perguntas em sua época (veja, por exemplo, o salmo 77). Com certeza José não entendeu a razão de tanta injustiça e sofrimento, mas confiou em Deus apesar das circunstâncias.

    No dia a dia de nossa vida somos convocados a afirmar que cremos em Deus, mesmo quando aparentemente ela não fala ou não percebemos seu agir. Perguntaram a um menino como ele sabia que tinha um relacionamento com Deus. Queriam saber se ele tivera uma visão ou ouvira uma voz. Depois de pensar um pouco, ele respondeu assim: "É como quando você pesca um peixe muito grande. Você não vê e nem ouve o peixe. Mas você sente que ele está agarrado na ponta daquela linha. Eu sinto que Deus está agarrado ao meu coração". Isso é viver por fé!

 

Viver por fé é confiar num Deus invisível, mas atuante em nossa vida.

 

Pão Diário nº 14