O SEMEADOR E A PALAVRA DE DEUS

14/01/2014 15:55

Leitura Bíblica: 

Mateus 13:1-23 / Marcos 4:1-20 / Lucas 8:4-15

   

Certa vez grande multidão de gente, de várias cidades foi ouvir Jesus. Quando estavam juntos Jesus contou esta história:

- Um homem saiu para semear, e espalhou as sementes pela roça. 

Algumas caíram na beira do caminho. Dessas, umas foram pisadas pelas pessoas que passavam, e outras os passarinhos comeram

Outras sementes caíram em terra cheia de pedras.Quando começaram a brotar, logo secaram, porque não havia umidade no chão. 

Outra parte das sementes caiu no meio de ervas com espinhos. As ervas cresceram e sufocaram as sementes que brotaram. 

Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente plantada.

 

Então Jesus falou:

- Prestem bem atenção no que eu disse!

 

Os discípulos perguntaram a Jesus:

- Mestre, qual o sentido dessa história que o Senhor contou?

 

E Jesus respondeu:

- Vocês já conhecem os segredos do reino de Deus. Mas os outros só ouvem falar sobre o reino por meio de comparações. Assim eles olham, mas não veem; ouvem, mas não entendem. O que a história quer dizer é isto:

- A semente é a palavra de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são aqueles que ouvem a mensagem de Deus, mas o demônio chega e tira a mensagem do coração deles para não deixar que eles creiam e sejam salvos.

- As sementes que caíram no chão cheio de pedras são aqueles que ouvem e recebem a mensagem com alegria, mas a mensagem não encontra profundidade neles. Eles creem por algum tempo, mas quando chega a tentação eles não tem força para resistir.

- As sementes que caíram no meio das ervas com espinhos são aqueles que ouvem a mensagem, mas as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e os sufocam. E, assim, não chegam a dar fruto.

- As sementes que caíram em terra boa são aqueles que ouvem de boa vontade e guardam a mensagem. E continuam fiéis até produzirem frutos.

 

Texto Extraído do site: Reflexões Evangélicas