ÓCULOS

15/05/2013 14:15

 

Leitura Bíblica: Efésios 5:15-16

 

    Insensato é quem não tem sensatez....Mas, e sensatez? A medida da sensatez varia conforme diversas coisas, uma delas é a chamada cosmovisão, ou seja, os óculos por meio dos quais se olha para a vida. Se os meus óculos fossem do tipo "quero muito ser rico", seria insensato perder qualquer oportunidade de ganhar mais, mesmo abrindo mão do descanso. Já se eu fosse alguém que prioriza boa vida e saúde, seria insensato se aceitasse a tal oportunidade.....é a cosmovisão.

    Quando Paulo nos diz para não sermos insensatos, qual será a sua cosmovisão? E quando diz no texto completo que os dias são maus, de qual ponto de vista? No próprio contexto, o apóstolo deixa claro que sua cosmovisão era ser imitador de Jesus. Ele havia compreendido que foi criado para ser gente, mas que por causa da desobediência (pecado) se tornou menos gente. Basta olhar em volta (e também para o espelho) para ver o quanto deixamos de ser gente como fomos criados para ser. Paulo enxergou em Jesus o modelo, e entendeu o alvo divino para nós: fazer-nos gente de novo, segundo o modelo de gente perfeita, Jesus Cristo. Confesso que estou aprendendo, mas estou certo de que não há alvo melhor para mim do que aprender a ser como o Senhor; aliás, a Bíblia deixa claro que esta é a obra do Espírito Santo naqueles que se rendem de volta ao Criador, formar em nós o caráter de Jesus Cristo.

    Com estes óculos, perder qualquer oportunidade de ficar mais parecido com Jesus é insensato, assim como ter qualquer outra prioridade.

    O mundo oferece inúmeras opções de óculos: ser rico, ter poder, fama, uma grande carrreira, satisfação instantânea, viagens, prazer.....Porém, todos esses alvos são transitórios, dias mais, dias menos, acabam. Mas para viver bem hoje e na eternidade, Paulo aconselha: sejam imitadores de Deus, e vivam em amor.

 

Viver sensatamente é ter um alvo sensato para a vida e ser coerente com ele.

 

Texto Extraído do livro "Pão Diário" nº 14